A importância da elaboração de objetivos educacionais no Ensino Superior

A importância da elaboração de objetivos educacionais no Ensino Superior

Ensino Superior; Planejamento de Ensino; Objetivos; Taxonomia de Bloom.

Carga horária: 10h

Este curso destina-se a professores de Ensino Superior que não se sentem seguros na elaboração de objetivos de ensino ou que gostariam de conhecer um pouco mais sobre a Taxonomia de Bloom. São apresentados alguns elementos teóricos e práticos que poderão auxiliá-los durante o seu planejamento e sua prática em sala de aula.

Aprendizagem Baseada em Casos (ABC): conceito e aplicação no Ensino Superior

Aprendizagem Baseada em Casos (ABC): conceito e aplicação no Ensino Superior

Metodologias Ativas; Aprendizagem Baseada em Casos; Ensino Superior.

Carga horária: 10h

Neste curso estudaremos os principais conceitos e definições, bem como possibilidades de aplicação da Aprendizagem Baseada em Casos, numa abordagem ativa e colaborativa, que promove o desenvolvimento da autonomia e da metacognição, quando conduzida de forma apropriada.  

Avaliação Institucional da Educação

Avaliação Institucional da Educação

Avaliação da educação; Avaliação; Emancipação.

Carga horária: 30h

Este curso permitirá aos estudantes conhecer as dimensões das avaliações institucionais. Os conteúdos buscam explicitar os principais conceitos sobre avaliação institucional, os atores, políticas e funções da avaliação, bem como uma apresentação de instrumentos avaliativos.

Blended Learning in higher education

Blended Learning in higher education

Blended learning; Active learning; Technologies.

Workload: 2h

Ensino Híbrido na educação superior

Ensino Híbrido na educação superior

Ensino híbrido; Metodologias ativas; Tecnologias.

Carga horária: 2h

Processos avaliativos no ensino superior

Processos avaliativos no ensino superior

Avaliação da aprendizagem; Avaliação diagnóstica; Autoavaliação.

Carga horária: 8h