
A importância da elaboração de objetivos educacionais no Ensino Superior
Ensino Superior; Planejamento de Ensino; Objetivos; Taxonomia de Bloom.
Carga horária: 10h
Este curso destina-se a professores de Ensino Superior que não se sentem seguros na elaboração de objetivos de ensino ou que gostariam de conhecer um pouco mais sobre a Taxonomia de Bloom. São apresentados alguns elementos teóricos e práticos que poderão auxiliá-los durante o seu planejamento e sua prática em sala de aula.

Aprendizagem Baseada em Casos (ABC): conceito e aplicação no Ensino Superior
Metodologias Ativas; Aprendizagem Baseada em Casos; Ensino Superior.
Carga horária: 10h
Neste curso estudaremos os principais conceitos e definições, bem como possibilidades de aplicação da Aprendizagem Baseada em Casos, numa abordagem ativa e colaborativa, que promove o desenvolvimento da autonomia e da metacognição, quando conduzida de forma apropriada.

Avaliação Institucional da Educação
Avaliação da educação; Avaliação; Emancipação.
Carga horária: 30h
Este curso permitirá aos estudantes conhecer as dimensões das avaliações institucionais. Os conteúdos buscam explicitar os principais conceitos sobre avaliação institucional, os atores, políticas e funções da avaliação, bem como uma apresentação de instrumentos avaliativos.

Blended Learning in higher education
Blended learning; Active learning; Technologies.
Workload: 2h

Ensino Híbrido na educação superior
Ensino híbrido; Metodologias ativas; Tecnologias.
Carga horária: 2h

Processos avaliativos no ensino superior
Avaliação da aprendizagem; Avaliação diagnóstica; Autoavaliação.
Carga horária: 8h