
Docência em EaD: Desafios da avaliação
Avaliação da aprendizagem; Avaliação formativa; Ambiente virtual de aprendizagem.
Carga horária: 20h
Este curso busca apresentar conceitos de avaliação da aprendizagem e suas características, segundo a literatura. Além disso, procura mostrar a importância da avaliação formativa no acompanhamento do processo de ensino e aprendizagem em ambientes virtuais de aprendizagem, em cursos oferecidos por meio da modalidade EaD ou em cursos presenciais que utilizam AVA em suas atividades pedagógicas.

Docência em EaD: Formação Introdutória em Tutoria
Tutoria; Atribuições e Competências; Boas práticas; Educação a Distância.
Carga horária: 10h
Este curso visa oferecer uma formação introdutória a pessoas interessadas em atuar na tutoria de cursos da modalidade de Educação a Distância. Para tanto, busca-se conceituar a tutoria e discutir as atribuições e competências relacionadas ao tutor, bem como apresentar boas práticas e dicas para a organização do trabalho de tutoria na EaD.

Docência em EaD: Introdução ao Moodle
Moodle; AVA; Atividades e Recursos.
Carga horária: 15h
O curso Docência em EaD: Introdução ao Moodle visa proporcionar aos participantes uma oportunidade para conhecer e explorar as principais atividades e recursos da plataforma Moodle.

Docência em EaD: Planejamento Pedagógico de Disciplinas
Planejamento Pedagógico; Referenciais; Ambiente virtual de aprendizagem.
Carga horária: 20h
Este curso visa apresentar elementos fundamentais para o planejamento pedagógico de uma disciplina ou atividade curricular, seja ela ministrada na modalidade a distância (EaD) ou na modalidade presencial em que haja o interesse de integrar atividades presenciais e a distância, utilizando recursos da EaD, na Plataforma Moodle.

Docência em EaD: Planejando o uso de instrumentos e critérios nas avaliações on-line
Instrumentos de avaliação on-line; Critérios de avaliação; Avaliação da aprendizagem.
Carga horária: 20h
Este curso busca apresentar instrumentos que podem ser utilizados para se obter as informações que subsidiam a avaliação em cursos presenciais ou a distância com uso de atividades on-line. Além disso, mostra a importância de o professor estabelecer os critérios de avaliação que vão orientar a correção das atividades dos alunos.