Competências digitais: perspectivas para profissionais e organizações

Competências digitais: perspectivas para profissionais e organizações

Competência digital; Mercado de Trabalho; Educação 4.0.

Carga horária: 5h

O curso propõe-se a estudar as competências digitais para o mercado de trabalho. As competências digitais, denominadas competências do século XXI, são integradas aos currículos de formação profissional de um grande número de países e, de maneira ampla, envolvem o uso da internet e tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs).

Curso Básico de Japonês 5

Curso Básico de Japonês 5

Língua Japonesa; Nihongo; Romaji.

Carga horária: 10h

Este curso aborda a gramática da língua japonesa com o uso do Romaji (sistema de transcrição que utiliza o alfabeto romano para representar os sons do japonês). O conteúdo inclui o uso de cumprimentos e saudações, a construção da forma imperativa com o verbo na "Forma TE", além da aplicação da terminação "NASAI", utilizada para expressar ordens de maneira mais direta.



EnvelheCiência: Formação para Educadores no Tema do Envelhecimento e Demências

EnvelheCiência: Formação para Educadores no Tema do Envelhecimento e Demências

Envelhecimento; Demências; Formação de Educadores.

Carga horária: 35h

O curso visa sensibilizar e qualificar educadores para incluir temas sobre o envelhecimento populacional em suas práticas, abordando demências, prevenção e a promoção de um envelhecimento saudável. Com foco na saúde cerebral, visa estimular uma visão integral, inclusiva e intergeracional sobre o envelhecer, contribuindo para uma sociedade mais acolhedora e informada sobre as diferentes fases da vida.

História da Educação: diferentes épocas, culturas e escolas

História da Educação: diferentes épocas, culturas e escolas

História da Educação; Escola; Educação comparada.

Carga horária: 30h

Este curso aborda o surgimento da escola como instituição histórica e suas transformações ao longo do tempo em diferentes regiões do mundo. Inicia com as práticas educacionais mais antigas e discute temas como a relação entre religião e educação, humanismo, sentimento de infância, Escola Nova, colonialismo e a escola socialista da Revolução Russa. Analisa também os contrastes entre países com acesso universal à educação e regiões onde a ausência de escolas ainda persiste