
Letramento Racial e Cultural: saberes importantes para o ensino da cultura africana nas aulas de educação física
Letramento racial; Cultura africana; Educação física escolar.
Carga horária: 10h
O curso promove uma formação crítica sobre letramento racial e valorização das culturas africanas e afro-brasileiras na educação física escolar, abordando conceitos de raça, etnia, branquitude, impactos da colonização e escravização, legislação e diretrizes educacionais. Inclui o ensino de manifestações culturais afrodescendentes, integrando diferentes dimensões do conhecimento e compartilhando práticas pedagógicas para uma educação física diversa e antirracista.

Sequências Numéricas
Cálculo; Sequências; Matemática.
Carga horária: 5 horas
Este curso propicia o estudo, a compreensão e a resolução de problemas teóricos e práticos envolvendo sequências numéricas, com foco em sua aplicação também em equações diferenciais ordinárias. Dessa forma, contribui para a formação dos estudantes na área de exatas, articulando teoria e prática em temas fundamentais da matemática.

Jogos de plataforma com temática indígena e finalidade didática para professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I
Jogo de plataforma; Letramento; Interdisciplinaridade.
Carga horária: 30h
Trata-se de curso com a finalidade de subsidiar o professor da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental na utilização de aplicativos com temática indígena brasileira voltados à alfabetização e letramento em práticas interdisciplinares.

Trabalhando com Deficiência Intelectual e Transtorno do Espectro Autista nas aulas de Educação Física: da teoria às práticas corporais inclusivas
Deficiência Intelectual; Transtorno do Espectro Autista; Práticas Corporais Inclusivas.
Carga horária: 6h
Este curso tem como objetivo contribuir para a formação de professores de Educação Física no atendimento a alunos com Deficiência Intelectual (DI) e Transtorno do Espectro Autista (TEA). A partir de uma abordagem teórica e prática, serão apresentados conceitos fundamentais sobre DI, TEA e inclusão, o papel do profissional de apoio, a adaptação de espaços e materiais, além de estratégias e cuidados básicos para promover práticas corporais acessíveis e significativas para todos os alunos.