
Análise de mercado e precificação
Análise de mercado; Economia solidária; Formação de preços; Gestão contábil e financeira
Carga horária: 8h
Neste curso estudaremos conceitos importantes do mercado para os empreendimentos da economia solidária, tais como custos fixos e variáveis; receita de vendas, tributos e taxas; faturamento bruto e faturamento líquido; ponto de equilíbrio; cálculo do preço de venda e margem de sobras; elaboração do plano de negócios, entendimento sobre a proposta de valor do empreendimento, análise do público consumidor, dos concorrentes, fornecedores; para compreensão sobre o tipo de produto ou serviço, a segmentação de mercado e planejamento das estratégias de inserção e consolidação do empreendimento.

Boas práticas de higiene na fabricação de alimentos
Manipuladores de alimentos; Boas práticas de fabricação; Contaminação
Carga horária: 6h
Este curso busca apresentar os principais tópicos sobre segurança na produção de alimentos de modo a introduzir e sensibilizar os produtores da economia solidária nas questões gerais envolvidas na manipulação adequada dos alimentos.

Fotografia de produto com celular
Fotografia de produto; Celular; Economia Solidária.
Carga horária: 4h
A fotografia de produtos com celular é uma maneira prática e econômica de elaborar boas imagens para divulgação em mídias sociais ou lojas virtuais. A presente formação apresentará os princípios dessa prática fotográfica.

Redes Sociais e boas práticas, marketing digital e comercialização através da Internet
Redes Sociais; Marketing e Vendas; Postagem em Redes Sociais.
Carga horária: 6h
Este curso foi pensado para melhorar a vivência de empreendimentos econômicos solidários no uso das redes sociais para divulgar seus produtos, serviços e seus princípios. Por isso, pretende apresentar as estruturas básicas de marketing e das principais redes sociais, bem como dar orientações gerais sobre como criar bons conteúdos e fortalecer a relação público, consumidor e empreendimento.