Tamanho da fonte
  • A-
  • A
  • A+
Cor do site
  • R
  • A
  • A
  • A
PoCA - UFSCar
  • English ‎(en)‎ Español - Internacional ‎(es)‎ Português - Brasil ‎(pt_br)‎
  • Acessar

    Acesso à plataforma

    Esqueceu o seu usuário ou senha?

    Nova conta
  • Acessar
Ir para o conteúdo principal

Educação Básica e EJA

  1. Página inicial
  2. Cursos
  3. Educação Básica e EJA
Apontamentos sobre o uso da calculadora em sala de aula na Educação Básica
Educação Básica e EJA

Apontamentos sobre o uso da calculadora em sala de aula na Educação Básica

Calculadora; Ensino; Matemática.

Carga horária: 10h

O curso abordará a história da contagem e do cálculo, bem como apresentará funções da calculadora em sala de aula, como por exemplo, a de auxiliar o aluno no desenvolvimento do raciocínio lógico matemático. Além disso, o curso trará as vantagens e desvantagens do uso deste recurso em sala de aula.

A questão de gênero na Educação Infantil
Educação Básica e EJA

A questão de gênero na Educação Infantil

Questão de gênero; Escola; Educação Infantil.

Carga horária: 10h

Este curso busca proporcionar aos participantes refletir sobre as questões de gênero na educação infantil, identificando elementos que auxiliam na construção das identidades, possibilitando práticas pedagógicas que rompam com as visões estereotipadas sobre o tema.

A temática ambiental na escola: fundamentos e práticas
Educação Básica e EJA

A temática ambiental na escola: fundamentos e práticas

Educação ambiental; Formação de professores; BNCC.

Carga horária: 30h

Este curso apresenta uma formação teórica ampla e conectada às necessidades formativas docentes para a abordagem da temática ambiental na educação básica, com foco na prática pedagógica cotidiana, e traz atividades-exemplo de educação ambiental escolar pautadas nas premissas da formação, para inspirar professoras e professores a construir suas próprias práticas.

 Avaliação em Educação Física escolar – considerações e proposições
Educação Básica e EJA

Avaliação em Educação Física escolar – considerações e proposições

Educação Física; Avaliação; Ensino Fundamental.

Carga horária: 10 horas

Este curso visa a  ampliar a compreensão docente sobre a avaliação em Educação Física no Ensino Fundamental, promovendo reflexões críticas sobre práticas avaliativas e seus desafios. A partir de diferentes abordagens e perspectivas, propõe-se discutir o papel da avaliação no processo de ensino e aprendizagem. Espera-se, com isso, favorecer práticas avaliativas mais coerentes, éticas e comprometidas com o processo formativo dos estudantes.

Cineclubismo e educação: possibilidades do cinema no contexto escolar
Educação Básica e EJA

Cineclubismo e educação: possibilidades do cinema no contexto escolar

Audiovisual; Cineclubismo; Educação.

Carga horária: 10h

Este curso trata do cineclubismo e do movimento cineclubista a partir de seus potenciais de problematização e reflexão, tanto da realidade como um todo quanto do próprio cinema enquanto estética e linguagem. Para isso, apresenta-se um breve histórico do movimento cineclubista no Brasil e também as formas possíveis de se estruturar um cineclube e pôr em prática a realização de sessões em ambientes escolares e contextos de formação.

Com Arte também se aprende: o ensino de Geografia na EJA
Educação Básica e EJA

Com Arte também se aprende: o ensino de Geografia na EJA

Geografia; Arte; EJA.

Carga horária: 10h

Este curso busca capacitar professores em EJA, por meio do estudo de canções e obras de arte, contemplando as múltiplas interpretações nos mais diversos estudos do campo da paisagem, das transformações que ela passa, das questões climáticas e ainda das questões territoriais, buscando ressignificar o ensino de geografia frente às novas demandas da BNCC.

Competições Escolares na Perspectiva Freiriana
Educação Básica e EJA

Competições Escolares na Perspectiva Freiriana

Educação Física escolar; competições escolares; princípios freirianos.

Carga horária: 30h

Este curso convida à reflexão e ao diálogo sobre o papel das competições escolares como prática pedagógica nas aulas de Educação Física. Exploraremos as limitações dos modelos tradicionais, propondo um novo olhar fundamentado nos princípios freirianos. A partir dessa perspectiva, discutiremos como organizar jogos escolares que promovam aprendizagens emancipadoras, valorizando a dialogicidade, a práxis e a autonomia dos/as estudantes na construção do conhecimento.

Do futebol aos futebóis: possibilidades na Educação Física escolar
Educação Básica e EJA

Do futebol aos futebóis: possibilidades na Educação Física escolar

Futebol; Educação Física escolar; Ensino Fundamental anos finais; Currículo.

Carga horária: 20h

Neste curso abordaremos o futebol como conhecimento, trazendo o seu ensino para além do saber fazer, ou seja, através da sua lógica interna e externa de jogo e trabalhando o seu ensino através dos saberes conceituais, corporais e atitudinais.

Ensino Híbrido: uma introdução ao tema
Educação Básica e EJA

Ensino Híbrido: uma introdução ao tema

Ensino híbrido; Metodologias ativas; Tecnologias.

Carga horária: 5h

Neste curso propõe-se a compreensão de como o ensino híbrido passou a inovar a personalização do ensino, a sua configuração como metodologia de ensino, os benefícios dessa aplicação, bem como, apontam-se algumas das principais estratégias para a sua aplicação.

Jogos e brincadeiras musicais
Educação Básica e EJA

Jogos e brincadeiras musicais

Jogos; Brincadeiras; Música.

Carga horária: 10h

Acreditando que jogar e brincar são atividades inerentes ao ser humano e importantes à aprendizagem, o curso de Jogos e Brincadeiras musicais pretende, por meio de conteúdos e atividades, oferecer a formação lúdica do professor.

Movimentando: a sala de aula como espaço de desenvolvimento integral
Educação Básica e EJA

Movimentando: a sala de aula como espaço de desenvolvimento integral

Movimento; Corpo; Desenvolvimento; Aprendizagem.

Carga horária: 5h

Este curso vem trazer reflexão e indicações práticas para você, professor(a), possibilitar uma aprendizagem facilitadora e significativa aos seus alunos utilizando o movimento em sala de aula.

Novo Ensino Médio: vivências de uma professora de Educação Física da rede estadual de São Paulo
Educação Básica e EJA

Novo Ensino Médio: vivências de uma professora de Educação Física da rede estadual de São Paulo

Novo Ensino Médio; Educação Física Escolar; Itinerário Formativo.

Carga horária: 10h

Este curso aborda as vivências de uma professora de Educação Física no processo de implantação do Novo Ensino Médio, na área de Linguagens e suas Tecnologias.

O uso de jogos no ensino de matemática na Educação Básica
Educação Básica e EJA

O uso de jogos no ensino de matemática na Educação Básica

Ensino; Matemática; Metodologias ativas; Jogos.

Carga horária: 10h

Neste curso serão apresentados aspectos didáticos e metodológicos do uso de jogos em sala de aula, bem como alguns jogos que podem ser utilizados no ensino de Matemática.

 Práticas corporais no meio líquido nas aulas de Educação Física Escolar
Educação Básica e EJA

Práticas corporais no meio líquido nas aulas de Educação Física Escolar

Educação Física Escolar; Práticas Corporais do Meio Líquido.

Carga horária: 10h

O curso aborda as práticas corporais no meio líquido como uma possibilidade para a Educação Física escolar. São abordados os princípios da adaptação ao meio líquido, apresentados alguns planos de ensino para auxiliar na elaboração do planejamento de aulas dos professores de Educação Física, e discutidos os desafios da implementação das práticas corporais no meio líquido na Educação Física escolar.

Manter contato

Secretaria Geral de Educação a Distância

  • http://www.sead.ufscar.br
  • contato@poca.ufscar.br
Resumo de retenção de dados
Baixar o aplicativo móvel.

Orgulhosamente feito com

Moodle logo

Feito com por conecti.me