Aprendizagem Baseada em Equipes (Team-Based Learning): potencializando o trabalho colaborativo em sala de aula

Aprendizagem Baseada em Equipes (Team-Based Learning): potencializando o trabalho colaborativo em sala de aula

Aprendizagem Baseada em Equipes (Team-Based Learning); Aprendizagem colaborativa; Metodologias ativas.

Carga horária: 10h

Neste curso veremos a estratégia metodológica Aprendizagem Baseada em Equipes (team-based learning - TBL), de forma que possam explorar o potencial do trabalho colaborativo entre os estudantes em sala de aula. O TBL é uma metodologia ativa e entende o professor como facilitador para a aprendizagem, que acontece por meio do diálogo e da interação entre os participantes.

Breve História da Educação Brasileira

Breve História da Educação Brasileira

Educação brasileira; História; Políticas educacionais.

Carga horária: 20h

A história da educação brasileira é um tema essencial a todos que são ou pretendem ser professores e também para todos que se interessam por educação e por compreender o Brasil. Este curso apresentará de forma clara e abrangente a história da construção do sistema escolar brasileiro, as políticas educacionais e os urgentes desafios que temos pela frente.

Feedback Formativo: aspectos teóricos e boas práticas

Feedback Formativo: aspectos teóricos e boas práticas

Feedback formativo; Avaliação formativa; Boas práticas docentes.

Carga horária: 10h

O feedback é um aspecto crucial da avaliação formativa. A elaboração de feedback formativo, particularmente no ensino superior, é aspecto importante da prática docente, que pode ser potencializado pelo conhecimento dos aspectos teóricos relacionados e das práticas de elaboração mais efetivas.

Gamificação para a Educação

Gamificação para a Educação

Gamificação; Metodologias ativas; Educação.

Carga horária: 15h

Nos últimos tempos, o termo gamificação (do original em inglês, gamification) tem ganhado notoriedade não só pela ascensão das tecnologias digitais, mas também pela expansão dos conceitos dos jogos digitais, cuja indústria e mercado continuam em pleno crescimento no Brasil e no mundo. Utilizar conceitos das mecânicas e das narrativas dos jogos em sistemas educacionais (bem como outros campos) tem se tornado uma experiência bastante interessante e, neste contexto, o presente curso tem como objetivo principal introduzir o conceito e suas principais características para educadores e interessados que possam levam adiante a prática para a sala de aula, seja ela presencial, seja virtual.

História da Educação: diferentes épocas, culturas e escolas

História da Educação: diferentes épocas, culturas e escolas

História da Educação; Escola; Educação comparada.

Carga horária: 30h

Este curso explora o surgimento da escola como instituição histórica e suas transformações ao longo do tempo em diferentes regiões do mundo. Começa apresentando as práticas educacionais mais antigas da humanidade. Trata da relação entre religião e educação, do humanismo, do sentimento de infância, da Escola Nova, do colonialismo e da escola socialista criada pela Revolução Russa. Também analisa os contrastes entre países com acesso universal à escola e regiões onde a ausência de instituições educacionais ainda é uma realidade.

Introdução à vida e obra da escritora Alina Paim

Introdução à vida e obra da escritora Alina Paim

Alina Paim; Literatura Sergipana; Literatura Brasileira.

Carga horária: 10h

Neste curso estudaremos a vida e a obra da escritora sergipana Alina Paim, com destaque ao protagonismo de Paim na vida e na literatura, visibilizando-a enquanto uma mulher que foi mãe, militante partidária, e escritora engajada com as causas sociais.

Introdução à vida e obra do escritor Fernando Sabino

Introdução à vida e obra do escritor Fernando Sabino

Literatura; Fernando Sabino; Vida e obra.

Carga horária: 15h

Neste curso, estudaremos os principais aspectos da vida e obra do escritor Fernando Sabino, com destaque para a sua grande contribuição para o contexto da cultura literária e artística brasileira.

Motivação em sala de aula: elementos para uma boa prática docente

Motivação em sala de aula: elementos para uma boa prática docente

Motivação; Aprendizagem; Sala de aula.

Carga horária: 5h

Este curso trata da motivação dos alunos na transição para o ensino superior e explora aspectos motivacionais associados ao desempenho acadêmico como preponderantes à prática docente e à gestão das organizações de ensino.

Recursos Educacionais Abertos: repensando a produção de conteúdos

Recursos Educacionais Abertos: repensando a produção de conteúdos

Educação Aberta; Recursos Educacionais Abertos; Licenças flexíveis.

Carga horária: 10h

Neste curso serão apresentados conceitos sobre Educação Aberta, Recursos Educacionais Abertos e licenças flexíveis de produção, remix e disponibilização de recursos educacionais.